terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Sugestão de Natal!

Nesta quadra, parece que aconteceu e o tempo lá foi passando e é novamente Natal, lembrei-me e pensei na origem da coisa! Não da história do Natal e o seu significado religioso, que todos, religiosos ou não, vamos festejando... Mas lembrei-me de avisar a navegação que isto do Natal, tem uma coisa subjacente chamada espírito de Natal! Este espírito inclui sensações e acções como a solidariedade, amizade, amor, gratidão, partilha enfim... inúmeros sentimentos que de certa forma são lembrados e que aparentemente as pessoas, de uma forma geral, resolvem indo às compras, atropelando-se em centros comerciais, ficando em filas de estacionamento, de pagamento, de entrada de lojas... buzinando e insultando-se por um ou dois metros quadrados...

(ainda há uns dias precisei de um candeeiro e dei por mim numa fila estupidamente grande num acesso comercial... foi quando me lembrei... é Natal...)

Bem, posto isto, é preciso impor alguma ordem!! Sem pretensão nenhuma de ser eu a lembrar este país que estamos em crise, e que, com este consumo desenfreado será difícil convencer governantes que não temos dinheiro apetece-me dizer uma ou outra coisa...

Sugiro que o Natal, e o seu espírito subjacente seja festejado várias vezes por ano, e se possível, um pouco todos os dias!!

Se bem que goste das luzinhas e dos enfeites e afins, estes sim uma só vez por ano!! Não há quem aguente muito tempo as músicas de Natal a zumbir por todo o lado... Mas retomando, só monto mesmo a árvore nesta altura, sempre com um toque original quebrando regras (a minha não tem bolas, por exemplo, tem borboletas :) ), mas como ofereço prendas pelo ano todo, sem nenhuma ligação com datas, nesta altura do ano, em geral sem paciência para listas e compras, tento partilhar com os meus tesouros, amigos e família, a felicidade que sinto em tê-los!!

Também o faço pelo ano todo, mas nesta altura, lembro-me disso mais vezes por dia, e vai sendo Natal... portanto para mim o Natal não é... vai sendo... troquei prendas em Novembro com a minha mãe, com quem tenho partilhado e relembrado momentos felizes pelo ano fora, com os meus avós fiz o almoço de Natal na semana passada, com um amigo fiz a ceia durante um chá que partilhei num Domingo em que surpreendeu com uma visita inesperada, com outros amigos vou trocando prendas e apoios a cada telefonema, ou maratona de trabalho, uma grande amiga apareceu ontem quando precisei de um ombro, e ofereceu-me as palavras que precisei de ouvir... e assim vai acontecendo que é Natal um pouco todos os dias, sempre que partilhamos e oferecemos o que de melhor há em nós, sem regras, nem datas, nem protocolos complicados com uma ausência total de problemas logísticos...

A lista de dias de Natal que me ocorreram este ano é felizmente maior do que qualquer lista de prendas que poderia fazer, por isso sugiro que se pense mais na origem da coisa e se ofereçam abraços calorosos, aproximações que preenchem a alma, momentos felizes, palavras de apoio e valorização do que os outros representam na nossa vida tudo embrulhado em sorrisos verdadeiros, e laços!! não daqueles de fita, ou papel... mas daqueles que nos ligam aos outros!!!

Sem comentários: